A chamada Negócios Rurais Inclusivos destina-se a organizações intermediárias sem fins lucrativos, associações e cooperativas que apoiam ou implementam atividades rurais inclusivas no Norte e Nordeste do Brasil.

desc-rural

O que é a chamada

O objetivo desta chamada é aumentar a renda e promover a autonomia de grupos de pequenos produtores rurais em situação de vulnerabilidade social, por meio do fomento e fortalecimento de negócios rurais inclusivos, preferencialmente que causam impacto positivo ao meio ambiente e sua comunidade.

o-que-chamada

Quem pode participar

Via Organização Intermediária

Serão apoiadas organizações intermediárias que dão suporte a grupos que desenvolvem atividades ligadas a negócios rurais inclusivos.

Para serem elegíveis as organizações intermediárias proponentes devem atender os seguintes critérios:

  • Ser sem fins lucrativos;
  • Ter experiência comprovada pelo menos 2 anos na atuação com negócios rurais inclusivos, no território apoiado, com equipe localizada no território;
  • Estar localizada nas regiões Norte ou Nordeste.

Os grupos apoiados no projeto proposto deverão ser geridos e compostos em sua maioria por população de baixa renda. Serão considerados como prioritários:

  • Negócios liderados ou compostos em sua maioria por mulheres, jovens, pessoas negras, povos indígenas e comunidades tradicionais, e;
  • Negócios que já implementam ou tenham interesse em implementar práticas sustentáveis que visem a valorização do território e dos povos lá existentes bem como a redução de danos ao meio ambiente.

Via apoio Direto a Cooperativas e Associações

Serão apoiadas diretamente cooperativas e associações localizadas nas regiões Norte ou Nordeste, que desenvolvam atividades ligadas a negócios rurais inclusivos. Devem ser geridas e compostas em sua maioria por população de baixa renda, bem como formalizadas e existentes há pelo menos 3 anos.

Serão considerados como prioritárias as associações e cooperativas que:

  • São lideradas ou compostas em sua maioria por mulheres, jovens, pessoas negras, povos indígenas e comunidades tradicionais, e;
  • Já implementam ou tenham interesse em implementar práticas sustentáveis que visem a valorização do território e dos povos lá existentes bem como a redução de danos ao meio ambiente.

Apoio

visao-int
orgmb-3

Cada projeto poderá chegar no máximo até R$ 700.000.

Para participar, a organização intermediária proponente deverá apresentar um projeto que compreenda o desenho, execução e acompanhamento de um plano para cada negócio apoiado. Confira o regulamento da chamada pública para saber o foco esperado para essa apresentação.

Duração: os projetos selecionados devem prever a implementação das atividades por um período mínimo de 2 anos e máximo de 3 anos. Após o término do período de apoio direto, os negócios deverão ter mais 12 meses de acompanhamento por parte da organização intermediaria para reporte dos indicadores/resultados.

via-direto
org-mobile2

Cada projeto poderá chegar no máximo até R$ 300.000.

O aporte será realizado diretamente para a associação ou cooperativa, que poderá contar com o suporte de uma consultoria de apoio fornecida pela Aipê para ajudar na gestão e na execução do projeto inscrito. Confira o regulamento da chamada pública para saber quais itens podem ser previstos no projeto apresentado.

Duração: os projetos selecionados devem prever a implementação das atividades por um período mínimo de 2 anos e máximo de 3 anos. Após o término do período de apoio direto, as associações e/ou cooperativas selecionadas deverão reportar os resultados dos indicadores por um período adicional de 12 meses.

Critérios

criterios1.1
mob-criterios2.1

Etapas do processo seletivo

O processo seletivo será composto por 4 etapas.

etapas-bg-2022-3

Nessa fase todo o material utilizado na inscrição será analisado para entender se atende aos critérios de elegibilidade.

Até 50 projetos que apresentarem maior aderência aos critérios de seleção serão encaminhados para uma entrevista, que tem o objetivo de entender melhor a realidade de cada organização e também tirar eventuais dúvidas.

Os 30 projetos que apresentarem melhor pontuação passarão por um processo de formação online para refinamento do projeto. O objetivo dessa jornada é fornecer uma oportunidade para aprimoramento de projetos com potencial de impacto.

A partir do recebimento dos projetos revisitados após a jornada formativa, os pareceres serão revisados para recomendação final de aprovação.

Na última fase de seleção, o comitê avaliador da Aipê - Aliança pela Inclusão Produtiva, analisará os pareceres, determinando os projetos que serão apoiados nesta Chamada Pública.

Inscrições

A transformação começa agora

A inscrição será feita EXCLUSIVAMENTE por meio do formulário de inscrição online disponível até o dia 03 de abril de 2023. Encaminhe sua proposta!

Cronograma

2023-05-prorrogadas-mobile2023.2.png
selecao-novas-datas2023.2
area-parceiros2

Fundadores da Aipê

logo-bnds
logo-fundacao-arimax
logo-fundacao-setubal
logo-humanize
logo-hanek
logo-vt
logo-santander

Patrocinadores da Chamada

logo-bnds
logo-fundacao-arimax
logo-fundacao-setubal
logo-humanize
logo-vt
logo-santander
logo-rodape

aipe@institutovotorantim.org.br